Mesmo sendo uma delícia típica da culinária mineira, as origens do doce de leite são incertas. A invenção da receita está ligada à produção da sacarose nas ilhas ibéricas atlânticas, no século 15, e no Brasil, à expansão das plantações de cana de açúcar em meados do século 16. 

Existe ainda a história de origem na versão argentina, que teoriza que o doce teria sido inventado acidentalmente por uma das empregadas de Juan Manuel de Rosas, um político argentino do século 19. A história conta que a cozinheira do General Rosas teria se distraído e o leite que ela costumava fazer cozinhou demais, passou do ponto e virou o doce de leite.


Mas onde Minas Gerais entra nessa história? 

A notoriedade do doce no estado mineiro está muito ligada à história do país. Está atrelada à relevante produção do doce no estado com a “Política do Café com Leite” que entre os anos de 1898 e 1930, fez com mineiros (o maior estado produtor de leite) e paulistas (o maior produtor de café) se alternassem na presidência do país. 

Por conta disso, o doce de leite que conhecemos hoje é resultado de uma mistura das receitas dos vários povos do país e estrangeiros que vieram para nosso estado na época em que se descobriu ouro e diamantes. Alguns ingredientes foram substituídos e outros acrescentados até chegarmos a essa delícia mineira que, hoje, é paixão nacional e até mesmo internacional. 

Prove a tradição mineira que você já conhece com qualidade que você nunca viu. Conheça nossa linha de doces de leite e se apaixone ainda mais pelo gostinho de Minas. 


Reserva de Minas: Da Fazenda para sua Casa.