
Nem quadrilha, nem fogueira. Quem rouba mesmo a cena nas Festas Juninas é a gastronomia. Afinal, todo mundo sabe que a Festa de São João é marcada por muitos quitutes deliciosos!
Muitas comidas típicas dessa época do ano são conhecidas por serem tradicionais da culinária mineira.
Já parou para pensar qual a relação da culinária mineira com essa famosa festa?
Continue a leitura que nós explicamos!
Culinária mineira
De norte a sul do estado, a gastronomia mineira é marcada pela simplicidade, criatividade, afeto e muita história.
A simplicidade, inclusive, vem das tribos indígenas que aqui habitavam. É de onde se origina também o forte costume de usar ingredientes à base de milho nas comidas.
As influências portuguesas também são marcantes na culinária mineira. Começaram a surgir adaptações das receitas que já eram feitas em Portugal, com ingredientes típicos da nossa terra. Já os temperos e especiarias são frutos da influência africana, resultando em uma culinária extremamente diversificada.
Pratos juninos
A festa junina é uma festa de origem caipira e familiar. Não há dúvidas de que é uma festa genuinamente mineira!
Ela foi trazida ao Brasil pelos portugueses e, aqui, logo tratamos de incorporar os costumes indígenas e afro-brasileiros a ela. A festa, então, foi se tornando uma celebração multicultural.
A relação entre os pratos típicos juninos e a culinária mineira é exatamente essa: ambas têm origem em Portugal e têm influências de outras culturas, como a índigena e africana. A gastronomia mineira surgiu na época da colonização portuguesa e as festas juninas também vieram de lá.
Em Portugal, a matéria prima para as receitas juninas era o trigo. Já no Brasil, o milho foi o grão escolhido para dar origem a diversas receitas como a canjica, pamonha, cuscuz e vários outros.
Delícias à base de milho e amendoim, como o curau e a paçoca, comuns da culinária mineira, são pratos que não podem faltar nas mesas juninas para deixar a celebração ainda mais gostosa.
A outra relação que podemos encontrar entre elas é que ambas são deliciosas e amadas no mundo inteiro. Podemos dizer até que se completam. Afinal de contas, quem não ama uma boa Festa de São João regada de deliciosos pratos mineiros?