
O que não falta é comida gostosa para você saborear!
Minas não tem mar, mas tem um bocado de coisa boa que faz todo mundo querer voltar para a terrinha em algum momento.
As montanhas e o povo acolhedor são bons exemplos disso, mas não podemos negar que a culinária mineira ganha disparado nas razões para amar Minas Gerais, não é?
Porém, se você ainda precisa de motivos para conhecer e se render à gastronomia mineira, aqui vão alguns motivos bem especiais! Confira!
Tradição
A formação histórica de um lugar diz muito sobre a gastronomia local. E isso não seria diferente em Minas Gerais.
A povoação do estado estava ligada ao ciclo do ouro, época em que muitos homens exploravam as terras em busca de novas riquezas e outros eram responsáveis por transportá-las para a Coroa, no Rio de Janeiro, fazendo longas viagens.
Por isso, os pratos precisavam ser feitos com ingredientes fortes, para manter a energia desses trabalhadores por bastante tempo. Daí surgiram o nosso feijão tropeiro e o angu de milho verde, por exemplo.
Produtos artesanais
No interior de Minas, o que não falta são as vendas e empórios, repletas de produtos artesanais.
São queijos, geleias, doces em compotas, cafés, cachaças… tudo feito por pequenos produtores rurais, na maioria das vezes com produtos da própria fazenda.
As receitas são tradição de família, com aquele toque de sabor que só o mineiro sabe dar.
Um exemplo são os doces da Reserva de Minas, que em sua maioria são feitos de modo artesanal, com receitas tradicionais herdadas da família.
Também não podemos deixar de citar o nosso empório, onde você encontra tudo que é mais delicioso para fazer um lanche antes de seguir viagem e bater uma prosa boa.
Comida com afeto
As comidas típicas mineiras são marcadas pela simplicidade, mas todas têm um ingrediente em comum: o afeto.
O lugar mais importante do lar de um mineiro é a cozinha, onde acontecem muitas prosas e de onde sai aquele cheiro delicioso de pão de queijo no forno e café passando no coador de pano.
Tem também aqueles doces com gostinho de infância: feitos de fruta colhida direto do pé, com muito sabor e memória.
A comida mineira nutre corpo e coração!
Sabores e aromas inesquecíveis
Uma boa experiência gastronômica é vivenciada com diversos sentidos: visão, olfato e paladar são conquistados simultaneamente.
Aromas e sabores é o que não falta em terras mineiras, especialmente se estivermos falando de uma cozinha com fogão à lenha, que deixa tudo ainda melhor!
O franguinho com quiabo, os queijos, o doce de leite… tudo por aqui é delicioso, com um gosto e uma textura exclusivos.
A culinária é um patrimônio histórico e cultural do nosso estado, que deve ser conservada e exaltada a todo momento.
Somos suspeitos para falar, mas acreditamos que todo mundo deve reservar um espacinho no coração para conhecer e se apaixonar pela culinária das Gerais – principalmente os doces da Reserva de Minas!
E aí, qual é a razão pela qual você ama as nossas comidas?